Distorções Harmônicas

A TecnoBell Automação oferece ao seus clientes soluções completas para a correção das Distorções Harmônicas em indústrias, comércios e empreendimentos em geral, sempre com um ótimo custo benefício, produtos de excelente qualidade e equipamentos de última geração que garantem uma análise detalhada do problema e uma solução precisa.

Analise harmonica

Gráfico de ocorrência de harmônicas em uma análise

 

 

O que são distorções harmônicas?

São componentes senoidais da corrente ou tensão alternada, com frequência igual a um múltiplo da frequência fundamental. A existência de distorções harmônicas é sinônimo de uma onda de corrente ou de tensão deformada, isto significa que a distribuição de energia elétrica é perturbada e que a Qualidade de Energia não é a melhor.

 

O que causam as harmônicas?

As correntes harmônicas são geradas pelas cargas não-lineares conectadas a rede, como por exemplo:

– equipamentos industriais (máquinas de solda, inversores de frequência, soft starters, retificadores, fornos elétricos a arco, reatores eletrônicos, motores e transformadores com baixo fator de potência, etc.)

– equipamentos de escritório (computadores, impressoras, no-break’s, etc.)

– aparelhos domésticos (TV, forno micro-ondas, iluminação, etc.)

 

Quais os efeitos das distorções harmônicas?

A presença de harmônicas pode ser prejudicial à maioria dos equipamentos elétricos, principalmente os mais sensíveis como os de comunicação e processamento de dados. Veja abaixo os danos causados em alguns equipamentos:

Motores e geradores: Aumento do aquecimento, redução do torque, eficiência e vida útil.

Transformadores: Aumento do aquecimento, redução da eficiência e vida útil.

Cabos de alimentação: Aumento do aquecimento, sobre-tensões, percas por indução no chamado “efeito de proximidade” e redução da vida útil.

Capacitores: Aumento do aquecimento, possibilidade de ocorrência de ressonâncias produzindo níveis excessivos de corrente e/ou tensão, redução da vida útil.

Equipamentos eletrônicos: Alterações do funcionamento, redução da vida útil.

Aparelhos de medição: Alterações nos valores da grandeza medida.

Relés de proteção e fusíveis: Aumento do aquecimento, redução da vida útil e, eventualmente, operação inadequada.

 

Como eliminar ou reduzir as harmônicas?

Os procedimentos para corrigir as harmônicas são os seguintes:

Aterramento do sistema: Verificar os aterramentos de todos os equipamentos e do neutro próximo aos locais de maior incidência de harmônicas.

Correção de fator de potência: Realizar a correção do fator de potência de modo geral, tendo em vista que os capacitores possuem também a capacidade de filtrar as harmônicas. Se necessário realizar também a instalação de capacitores diretamente nas máquinas com maiores distorções harmônicas.

Indutâncias, filtros passivos, ativos e híbridos: Em situações onde os procedimentos anteriores não forem suficientes será necessário uma análise mais completa com medição espectral para identificar quais as harmônicas estão afetando o sistema e dimensionar as indutâncias ou filtros adequados à correção.

Menu

Tecnobell Automação

Área do cliente